No atual cenário em que vivemos, mais do que nunca, se faz necessário falarmos de Depressão Infantil. O isolamento social, causado pela pandemia da Covid-19, aulas escolares não presenciais, falta de convívio com outras crianças, podem causar prejuízos no desenvolvimento dos pequenos, levando a distúrbios psicológicos da mesma forma que atinge jovens, adultos e idosos.
Entender a depressão infantil, os sintomas e a dificuldade em diagnosticar, requer profissional capacitado e experiente.
Entre estes profissionais está a psicóloga Leidiane da Silva Serafim , especializada em Terapia Cognitiva Comportamental e Psicologia do Trânsito, pós graduanda em Psicopedagogia, além de capacitações em Avaliação psicológica.
O diagnóstico do transtorno em crianças é ainda mais complexo do que em adultos, devido à dificuldade dos pequenos em expressar suas emoções onde sinais como: sono instável, hiperatividade, irritabilidade, aparecimento de manias e tiques e até mesmo traços de personalidades da própria criança, aumentam as chances de desenvolvimento da doença.
O tratamento realizado através da psicoterapia infantil envolve várias ações conjuntas, com acompanhamento psicológico da criança e familiares, atividades físicas e lúdicas, e até mesmo uso de medicamentos.
A prevenção é ainda a melhor solução, uma dose extra de amor e cuidado, e a busca por um especialista que recomendará os caminhos e tratamento adequados.