Dra. Letícia Perini fala da importância da fisioterapia obstétrica na gestação, no parto e pós parto

A Dra. Letícia Perini é formada em fisioterapia e especialista em uroginecologia. Atua nas áreas de fisioterapia pélvica e pilates com enfoque no ciclo gravídico puerperal, contemplando cuidar de mulheres enquanto geram vida que é motivo de muita alegria, pois cuido não somente de um paciente, mas também cuido do seu bebê ainda no ventre materno, somado isso a minha realização pessoal de ter tido meu parto humanizado e querer que todas as mulheres tenham seus partos como sempre desejaram.

 A fisioterapia obstétrica ainda na gestação tem o cuidado de entender as alterações fisiológicas, preparar o corpo para as demandas que irão surgir ao longo da gravidez e pós parto e principalmente tornar esse momento lindo da vida de toda mulher em um momento livre das dores, dos desconfortos e incômodos que muitos dizem ser normais do período gestacional. Um exemplo bem clássico de queixa que é ignorada na gestação é: “ na gravidez as mulheres perdem xixi”, e não é bem assim! O escape de urina, a incontinência urinária, pode até ser comum, mas jamais será algo normal. Perder uma gotinha de xixi já nos diz que os músculos pélvicos estão com alguma disfunção e o profissional que cuida disso é o fisioterapeuta pélvico. 

Na preparação para o parto normal a fisioterapia pensa no trabalho de parto, quais demandas essa mulher pode ter, quais movimentos vão facilitar esse parto, quais bloqueios essa mulher tem hoje que podem impactar na evolução do trabalho de parto? Trabalhamos em cima das queixas presentes, se existirem, e em exercícios específicos para essa mulher. No fim da gestação a fisioterapia já é focada no assoalho pélvico e em dar a esse grupo muscular força, resistência, flexibilidade e principalmente consciência, que essa mulher aprenda do melhor jeito conectar seu corpo, sua respiração, entender o que o corpo precisa e que ela saiba como fazer.

 A fisioterapia na sala de parto é bem recente na região e tem ótimos resultados na satisfação da mulher com seu parto. A fisioterapeuta atua com técnicas de relaxamento, de alivio de dor com recursos não farmacológicos como massagens e termoterapia (compressa quente). A biomecânica no parto nos ajuda na descida e posicionamento fetal, com posições adaptadas para a necessidade de cada parturiente e dentre tudo que pode ser feito ainda há a eletroterapia onde a fisioterapeuta usa um recurso que envia uma corrente elétrica para amenizar a dor e retardar o uso de analgesia farmacológica, por exemplo. 

No pós parto o objetivo é recuperar os músculos que foram muito solicitados na gestação e parto, como os músculos perineais e abdômen. Com o estresse sobre esses músculos eles podem ficar fracos ou muito tensos, o abdômen pode apresentar diástase (que é o afastamento dos retos do abdômen) e isso causar desconfortos significativos no pós parto, como dores, sensação de inchaço, incontinência urinária, urgência urinária entre outros. 

Dra Letícia Perini –Fisioterapeuta

 Crefito 18/ 283748-F 

Morena Fisioterapia e Pilates 

Endereço: Avenida 7 de setembro, 2334, centro, Espigão do Oeste – fone (69) 9 8474-9545

CRÉDITO FOTÓGRAFO: STUDIO ROSÂNGELA POLYART

(69) 98407-4545